O comércio de flores pode ser analisado como um ramo artístico em primeiro momento, mas para estabilizar-se como florista no mercado é necessário avaliar alguns critérios, como por exemplo: a escolha do lugar para segmentação do público alvo (de preferência pontos de vendas onde seja alto o fluxo de pessoas, como avenidas.) o material que se quer trabalhar (embalagens, cartões de mensagens, entre outros), primordial a escolha de uma equipe altamente qualificada e treinada para atender os clientes, e além de tudo se faz necessário terceirizar alguns serviços, como o de entrega por exemplo, através dos motoboys. Além de tudo isso, é necessário estar familiarizado com a técnica de como fazer arranjos de flores diversos, vasos e entender sobre decoração de múltiplos ambientes, e conhecer bem as flores que vão ser comercializadas na loja.
Outra dica relevante é a qualificação do proprietário que não tem nenhuma experiência em floricultura, para isso é necessário fazer um curso com especialização de florista.
Para ser bem sucedido em um mercado altamente sazonal, aonde datas celebradas como o dia das mães e namorados são consideradas picos de venda, o profissional precisa estar bem preparado, conhecer bem a concorrência, e estar atento à quantidade dos produtos que ele deve ter parar suprir a essas demandas nestas datas comemorativas. Contudo, o florista deve estar sempre atualizado conhecendo as tendências do momento em relação às flores, cores da estação, entre outros.
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Existe também a possibilidade de se estabelecer uma loja virtual, onde o florista expõe os produtos no site.
Uma floricultura que trabalha com flores naturais precisa estar bem preparada para o mercado e deve escolher qual o tipo de produto ou serviço que irá oferecer ao seu cliente: paisagismo, flores para presentes e decorações, por exemplo.
1. Paisagismo:
Mudas de variadas plantas e tamanhos, arbustos, vaso de porte grande para decorações de casas e jardins que exige um espaço físico maior e para receber a luz do sol diretamente e através de estufas; geralmente são áreas afastadas dos grandes centros, próximos a caminhos de sítios e chácaras.
2. Flores para presentes:
Arranjos de flores, Buquês variados, coroas de flores, cesta de café da manhã, vasos floridos já embalados, mudas, e auxiliares: terra vegetal, adubos, e sementes; são produtos que exigem pouco espaço e de preferência com uma boa iluminação com luz solar indireta para que os vasos floridos e plantas aumentem a sua durabilidade em até 60% em relação a uma loja pouco iluminada e fechada, fazendo com que compre menos produtos com os fornecedores.
Uma dica importante para quem tem interesse em especializar a floricultura para presentes é contratar funcionários capacitados:
- floristas;
- atendentes;
- motoboy ou terceirizar;
- motorista de taxi ou terceirizar.
3. Decorações:
Ornamentações em igrejas, festas, formaturas, e eventos. Esta é a especialidade mais lucrativa de todas. O ambiente na maioria das vezes é uma casa, loja ou espaço com cobertura. Quanto aos funcionários, alguns são diaristas autônomos, que na maioria das vezes trabalham aos finais da semana. Para abrir um comércio destinado somente com decorações e eventos, e para oferecer um serviço de qualidade é necessário ter um conhecimento de onde são feitas as decorações como igrejas, salões de festas, Buffet e empresas que terceirizam os arranjos e ganham uma comissão.
O início de uma floricultura não é muito lucrativo, e a mão de obra não é só cortar as flores e colocá-las na jarra e nos vasos; pois todas as flores como rosas, tem que ser raspadas com um raspador para retirar os espinhos; e as flores do campo e flores como lírio, liziantus, cravos tem que ser limpas e cuidadas antes de coloca-las para montar um arranjos, e quando murcham as flores onde aparece uma quantidade exagerada devem ser separadas como lixo orgânico.
Todos os dias abrem novas floriculturas, como também as fecham. Tem que se pensar muito ao abrir uma casa de flores que é uma atividade que exige uma dedicação fora do horário comercial, com picos de vendas em datas sazonais, como o dia das mães, dia dos namorados, dia internacional das mulheres, natal, e finados; época em que as flores são mais procuradas. Qualquer ramo de atuação oferece prós e contras, é preciso avaliar os mesmos com muito critério, conhecer bem os clientes, os concorrentes; enfim, elaborar um plano estratégico de negócios, e a partir de então tomar a decisão certa de montar ou não um negócio na área de venda de flores.
Com fazer Coroas de Flores passo a passo
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